Dicas Senscience

Cronograma capilar para cabelos secos e danificados

Se o seu cabelo está seco e danificado, o melhor é apostar em um cronograma capilar, um tipo de tratamento intensivo que pode ser feito em casa ou no salão. Trata-se de uma rotina de cuidados que recuperam os fios. Basta ter os produtos certos e um pouco de paciência.

O cronograma capilar dura 1 mês, intercalando as etapas de reconstrução, hidratação e nutrição. Logo ao final da primeira semana já se nota a diferença no antes e depois dos fios, que ficam saudáveis, com mais brilho e maciez.

Preparada? Separamos algumas informações que explicam todo o passo a passo.

1. Identificando o seu cabelo – o teste da porosidade

Antes de adotar as etapas de reconstrução, hidratação e nutrição do cronograma capilar, é preciso entender a real necessidade dos seus fios. Para isso, nada melhor do que realizar o teste de porosidade, que é bastante simples.

  1. Coloque um pouco de água em um copo ou recipiente transparente;
  2. Em seguida, coloque um fio do seu cabelo na água;
  3. Depois, é só analisar o resultado:

       – Se afundar totalmente, precisa de reconstrução.

 – Se o seu cabelo afundar e ficar boiando no meio do copo, ele

   precisa de hidratação;

   – Se o seu cabelo não afundar e ficar boiando na superfície do  copo, precisa somente de nutrição;

2.  Agenda mensal de tratamento

Organize-se para fazer os tratamentos que o seu cabelo mais precisa, de forma que um complemente o outro, durante um mês inteiro. Contudo, sempre comece pela hidratação. Segue uma sugestão de cronograma:

1° Semana

1. Lavar o cabelo com Silk Moisture Shampoo e Silk Moisture Conditioner diariamente ou em dias alternados.

2. Após aplique uma pequena quantidade do Moisture Lock Leave-in para manter o cabelo hidratado durante o dia e proteger o cabelo do uso de secador.

3. 1 vez na semana substitua o uso do condicionador pela ampola profissional máscara reconstrutora Renewal. Aplique uma quantidade generosa em meio e pontas. Pause por 10 minutos e enxágue bem. Prossiga com o uso do nosso tratamento sem enxágue Moisture Lock Leave-in.

2° Semana

1. Lavar o cabelo com Silk Moisture Shampoo e Silk Moisture Condicionador diariamente ou em dias alternados.

2. Após aplique uma pequena quantidade do Moisture Lock Leave-in para manter o cabelo hidratado durante o dia e proteger o cabelo do uso de secador.

3. 1 vez na semana substitua o uso do condicionador pela máscara hidro-nutritiva Inner Restore ou Inner Restore Intensif dependendo se o cabelo for fino ou grosso. Aplique uma quantidade generosa em meio e pontas. Pause por 10 minutos e enxágue bem. Prossiga com o uso do nosso tratamento sem enxágue Moisture Lock Leave-in

3° Semana

1. Lavar o cabelo com Silk Moisture Shampoo e Silk Moisture Condicionador diariamente ou em dias alternados.

2.  Após aplique uma pequena quantidade do Moisture Lock Leave-in para manter o cabelo hidratado durante o dia e proteger o cabelo do uso de secador.

3. 1 vez na semana substitua o uso do condicionador pela máscara reconstrutora Renewal . Aplique uma quantidade generosa em meio e pontas. Pause por 10 minutos e enxágue bem. Prossiga com o uso do nosso tratamento sem enxágue Moisture Lock Leave-in

4° Semana

1. Lavar o cabelo com Silk Moisture Shampoo e Silk Moisture Condicionador diariamente ou em dias alternados.

2.  Após aplique uma pequena quantidade do Moisture Lock Leave-in para manter o cabelo hidratado durante o dia e proteger o cabelo do uso de secador.

3. 1 vez na semana substitua o uso do condicionador pela máscara hidro-nutritiva Inner Restore ou Inner Restore Intensif dependendo se o cabelo for fino ou grosso. Aplique uma quantidade generosa em meio e pontas. Pause por 10 minutos e enxágue bem. Prossiga com o uso do nosso tratamento sem enxágue Moisture Lock Leave-in .

3. Cada fase uma função

Reconstrução
Essa etapa é necessária para todos os tipos de cabelos que passaram por um processo químico muito forte

Ou que ja passaram vários processos químicos e se sentem muito ásperos, embaraçados, ressecados e quebradiços.

Importante ressaltar que, para os cabelos que não estiverem tão danificados, uma reconstrução por mês é o ideal. Caso os fios estejam muito fragilizados, faça, no máximo, a cada 15 dias.

Para essa fase, procure produtos à base de proteínas, ceramidas e com complexo de queratinas em sua composição.

Hidratação
Consiste em repor a umidade dos fios, devolvendo ao cabelo a maleabilidade perdida. A maioria dos cabelos perde a hidratação pela excessiva exposição ao sol e ao uso de equipamentos térmicos, como secadores e chapinhas. Para essa etapa, procure produtos com extratos vegetais, glicerina, pantenol e vitaminas.

Nutrição
Esse tratamento cria uma barreira lipídica que mantém a hidratação. Um cabelo desnutrido pode parecer saudável após as hidratações, mas em pouco tempo ele retorna ao aspecto ressecado. O cabelo bem nutrido não embaraça facilmente, não tem frizz ou fios ásperos.

A nutrição é feita por meio de ceramidas e, principalmente, óleos vegetais, como argan e manteiga de karité.

Com o cronograma capilar completo, os cabelos secos irão se transformar em saudáveis.

Agora que você já sabe a importância de cada etapa do tratamento, aposte nos seguintes produtos Senscience. É só começar!

Se você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões, comente aqui e acompanhe sempre nosso blog.

2 thoughts on “Cronograma capilar para cabelos secos e danificados”

    1. Olá Eliana! Tudo bem? Indicamos a linha Inner Restore.
      Para cabelos grossos: Inner Restore Intensif
      Para cabelos finos: Inner Restore Deep Moisturizing
      Um abraço,

      Equipe Senscience

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *