Dicas Senscience

Atendimento personalizado fideliza clientes em salões de beleza

Quem trabalha com o público sabe como atender bem o cliente faz toda a diferença no crescimento do negócio e na valorização do seu nome como profissional. E quando se trata de atendimento em salões de beleza, essa é, sem dúvidas, uma das formas mais eficazes de fidelização.

Portanto, para você que deseja lucro garantido no final do mês e consumidoras leais aos seus cabeleireiros e manicures, a Senscience criou um guia com dicas práticas para melhorar os seus resultados.

Os primeiros passos para atrair o público para o seu negócio é fornecer um trabalho de qualidade, utilizar produtos de confiança e ser transparente a respeito dos resultados de cada tratamento. No entanto, é preciso mais do que isso para transformar essas pessoas em clientela fixa.

Pensando em ensinar você como fidelizar clientes no salão de beleza por meio um atendimento personalizado e exclusivo como marca registrada, reunimos os principais truques e segredos do empreendedorismo. Descubra quais são eles!

Por que fidelizar clientes no seu salão de beleza?

Se você quer que o seu trabalho prospere, basta atingir cada vez mais pessoas, certo? Errado! Para não ficar no vermelho, a dona de um salão de beleza precisa fazer com que cada cliente se sinta atraído a voltar e torne o seu nome uma boa referência em determinado produto ou serviço.

Ou seja, os consumidores frequentes serão responsáveis por popularizar o seu negócio para um determinado público-alvo de maneira natural e gratuita, atuando na famosa divulgação boca a boca.

Com o seu estabelecimento em alta, cada vez mais interessados chegarão até você por meio de clientes que já falaram bem sobre o atendimento recebido, um corte de cabelo ou um tratamento químico, por exemplo. Assim, fica ainda mais fácil traçar o perfil da clientela que procura o seu salão para realizar algum procedimento de beleza e saber exatamente o que oferecer, quais promoções criar e onde investir mais.

Além disso, a frequência regular de clientes é uma forma de ter parâmetros para medir a previsão de lucros e estabelecer as metas a serem atingidas no próximo período de atividades, seja mensal, quinzenal ou anual. Portanto, personalizar o atendimento em salão de beleza também ajuda a impulsionar as suas estratégias de marketing e ser muito mais assertiva.

Como atender bem as clientes no seu salão?

Mas como fazer para que o seu atendimento seja capaz de conquistar o público a longo prazo e multiplicar a procura por horários na agenda de cada profissional? Para acabar com essas dúvidas, abaixo explicaremos como atender bem e fidelizar clientes no salão de beleza de forma prática e eficiente.

Ofereça benefícios exclusivos para os clientes fiéis

O público — principalmente feminino — gosta de se sentir especial. Por isso, pequenos mimos são sempre muito bem recebidos e dão um ótimo retorno para a imagem que a cliente passará do seu salão às amigas e familiares.

Mas é claro que para ganhar esses presentinhos ou ter acesso a valores exclusivos, a consumidora em questão precisa ter um diferencial, certo?

Os cartões de fidelidade — que marcam todas as visitas da pessoa ao seu estabelecimento e confirmam a frequência em um determinado serviço — é uma ótima forma de fazer essa identificação.

Outra maneira é criando ofertas de pacotes mensais. Assim, a cliente se sente instigada a ir mais vezes ao seu espaço de beauté.

Personalize o atendimento de acordo com a necessidade da clientela

Não existe uma receita pronta de como atender bem o cliente — apesar de os truques da simpatia e persuasão serem ótimas ferramentas para fazê-lo voltar mais vezes. No entanto, personalizar o atendimento para oferecer exatamente aquilo que cada pessoa procura é o caminho mais prático de fidelização em salões de beleza.

Faça uma pesquisa entre o público-alvo, entenda quais são as tendências preferidas das frequentadoras, conheça o principal motivo por buscarem o seu serviço, investigue como gostam de ser tratadas durante os procedimentos e analise a concorrência.

A partir disso, você consegue até definir qual funcionário se encaixa melhor com o perfil de cada cliente. O retorno será garantido!

Realize treinamentos com todos os seus funcionários

Existem profissionais que são mais extrovertidos e outros que preferem manter concentração total no trabalho. Ter essa variedade entre os seus funcionários é fundamental para que cada um possa se adequar aos diferentes tipos de consumidoras.

Porém, o básico é que todos tenham o mesmo treinamento e saibam tratar com simpatia e cordialidade todas as pessoas que visitam o seu estabelecimento diariamente. Mais do que isso, é fundamental que exista um gerenciamento para garantir que o serviço prestado seja impecável em qualquer procedimento.

Cuide da estética do seu salão de beleza

Lembre-se que o seu negócio é uma via de mão dupla: você oferece um serviço qualificado e uma estrutura de primeira linha e recebe o lucro e o prestígio por esse investimento em profissionalismo. Assim, além de saber como atender bem o cliente, você será referência no bem-estar e conforto oferecido.

O ambiente agradável também é capaz de estimular o funcionário a oferecer um trabalho cada vez melhor, digno da estrutura na qual ele está em inserido. Essa dica de empreendedorismo é válida para quase todos os segmentos, afinal, uma equipe feliz gera uma empresa produtiva.

Invista em produtos de qualidade e marcas reconhecidas no mercado

Para o atendimento do seu salão de beleza ser ainda melhor, os produtos utilizados precisam ser de altíssima qualidade. Em resumo, nada de marca barata ou de cosméticos falsificados. Isso é desonesto e pode até provocar a interdição do seu estabelecimento, ok? Trabalhar com grifes que sejam conhecidas e tenham nome no mercado é, com certeza, o seu melhor cartão de visitas.

Agora que você já tem em mãos as principais dicas de como fidelizar clientes no seu salão de beleza, invista nas linhas originais de tratamento capilar da Senscience e sinta a diferença de oferecer somente produtos profissionais e com resultados garantidos, que conquistarão a confiança de cada consumidora.

E aí, gostou dos conselhos para bombar o seu negócio? Acompanhe as nossas redes sociais para ficar por dentro de inovações e truques de atendimento em salões de beleza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *