Dicas Senscience

A importância do condicionador para os cabelos finos

Os cabelos finos precisam do uso correto de condicionadores para ganharem volume, força e saúde. Confira agora um guia de cuidados para este tipo de fio!

Madeixas oleosas, sem volume e até mesmo pesadas: estes são problemas comuns dos cabelos finos. E se você faz parte do time, talvez já tenha deixado de usar condicionadores para evitar tal situação, acertamos? Pois é, mas saiba que isso é um erro e causa justamente o efeito contrário.

Para acabar de vez com as dúvidas de mulheres com fios mais delicados, a Senscience bateu um papo com os técnicos da marca e trouxe informações importantes sobre o uso do condicionador para cabelos finos, além de dicas de cuidados que estas madeixas devem ter.

Vamos lá?

A importância do condicionador para os cabelos finos

Primeiramente, é fundamental frisar que o uso certo de cremes e produtos específicos não deve ser dispensado na hora de lavar a cabeleira frágil, pois são eles que driblam o aspecto de peso e falta de vida.

Utilizar condicionadores é um ritual essencial para todos os tipos de madeixas, incluindo os cabelos finos e/ou oleosos. Assim como o uso do shampoo, a hidratação diária não pode ser renunciada quando os fios são lavados, afinal, os dois cosméticos se complementam para que você possa ter um comprimento mais bonito e bem cuidado.

Ao higienizar o cabelo — dando preferência para a água morna ao invés da quente, a fim de não danificá-lo, como já explicamos neste manual —, você deve remover toda a impureza e oleosidade presente no couro cabeludo usando um shampoo para dar volume, que além de limpar, vai fortalecer o fio e permitir que ele fique mais firme e solto.

Este processo encorpa, reforça, nutre e protege as madeixas, abrindo também as cutículas da fibra capilar para receberem e absorverem as máscaras e os condicionadores.

Após enxaguar bem a cabeça, é essencial aplicar um condicionador para cabelos finos por todo o seu comprimento. Lembre-se que este passo é diferente do uso do shampoo, pois o produto não deve entrar em contato com o couro cabeludo. O recomendado é que seja passado principalmente nas pontas. Assim, enluve toda a madeixa — dando uma folga de alguns centímetros da raiz —, aguarde três minutos e enxágue.

Este procedimento fechará as cutículas, permitindo que a fibra capilar absorva os nutrientes e fique mais encorpada e resistente, restaurando o brilho, a maciez e maleabilidade.

Segredos para cuidar dos cabelos finos

Os cabelos finos requerem atenção especial, pois o descuido ou uso indevido de algum cosmético pode sobrecarregar os fios.

Para evitar essa dor de cabeça, que acaba com a sua autoestima e o seu visual, veja algumas dicas que deixarão as madeixas mais volumosas sem precisar danificar a estrutura capilar:

Use um condicionador ideal para cabelos finos

Já falamos sobre a importância do uso dos condicionadores para selar as cutículas que são abertas durante o processo de limpeza com o shampoo, certo? E também explicamos que são eles que hidratam, trazem mais brilho e permitem que os fios sejam facilmente desembaraçados.

Entretanto, um creme para cabelos secos, normais ou grossos pode deixar as madeixas pesadas por conterem mais óleos nutritivos em sua formulação. Logo, você deve apostar em um cosmético que promova volume sem causar oleosidade.

O condicionador para cabelo fino é mais leve e permite a hidratação e o fortalecimento dos fios. Ou seja, o produto não pode ser dispensado, pois sem ele as fibras capilares ficam ainda mais fracas e sem volume. Porém, opte por uma versão específica.

Aplique o produto longe da raiz

O principal erro de quem tem cabelos finos é deixar que o condicionador entre em contato com o couro cabeludo. Afinal, isso provoca mais oleosidade e traz aquele aspecto pesado que você não quer, certo?

Então, a regra é simples: aplique o produto primeiramente nas pontas e delicadamente vá penteando os fios com as mãos, deixando sempre um espaço da raiz. Além disso, ao retirar o creme, certifique-se de que não sobrou nenhum resíduo do cosmético nas madeixas.

Outro erro é aplicá-lo com a temperatura do chuveiro quente, uma vez que isso causa aquela aparência sebosa. Assim, prefira o uso da água mais fria — principalmente na hora de enxaguar os fios —, pois isso colabora com o fechamento da cutícula da fibra capilar e deixa claro como o cosmético é seu aliado, e não um vilão.

Adicione as máscaras capilares quinzenalmente

Ter os cabelos finos pode ser uma característica genética ou consequência do uso excessivo de produtos químicos, como as tinturas, os alisamentos e, principalmente, as descolorações. O problema também se agrava com o uso de chapinhas e secadores. Por isso, hidratação e restauração profundas devem ser realizadas quinzenalmente.

A nossa dica para os fios delicados é adicionar um tratamento reconstrutor. O processo é simples e prático de ser feito em casa. Além disso, tem efeito imediato. Não acredita? Então, olha só:

  • lave as madeixas com o Shampoo Purify da Senscience e enxágue bem;
  • em seguida, aplique a máscara nos fios, deixando-a agir por cinco minutos;
  • retire todo o produto e passe o condicionador para cabelos finos, dando uma margem de 3 cm da raiz;
  • lave abundantemente com água fria e pronto! Com este trio, você deixará as madeixas mais fortes e com um volume natural.

Conte com os finalizadores

Você sabe que os seus cabelos têm frizz, mas ao usar condicionador e finalizador, percebe que os fios ganham aquele aspecto pesado? Temos a solução: experimente substituir um produto pelo outro algumas vezes, sem fazer disso um hábito.

Ou seja, em momentos de muitos fiozinhos arrepiados, lave as madeixas como de costume e finalize com um produto sem a necessidade de enxágue, como é o caso do Volume Boost da Senscience.

Vale reforçar que o excesso de frisados pode ser um sinal de que o cabelo está enfraquecido e desidratado. Por isso, o uso de um tratamento reconstrutivo por meio de máscaras — como falamos no tópico anterior — deixará a madeixa mais forte e com menos eletricidade.

Use o secador no modo frio

Seque os cabelos finos com o secador no modo frio, pois isso permite que você aumente o volume e evite os indesejáveis frizz causados pela desidratação da fibra capilar ou pelas temperaturas altas do aparelho.

Como você pôde aprender neste guia, usar um condicionador para cabelos finos é essencial, mas ele deve ter uma fórmula específica para o seu tipo de fio. Além disso, adotando novos hábitos de lavagem, secagem e tratamento, é possível encorpar as madeixas, ganhar aquele tão sonhado volume natural e deixar os fios brilhantes, soltos e fortes.

Agora que você já sabe todas as dicas de cuidados para cabelos finos, que tal procurar um revendedor autorizado da Senscience ou uma perfumaria de confiança e aderir às linhas profissionais com preços amigos?

Além disso, não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais para ter acesso aos melhores conteúdos sobre o universo da beleza!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *