Dicas Senscience

6 hábitos prejudiciais para o cabelo e a saúde capilar

 

Além de tratamentos, receitas e cronogramas, é preciso ficar atenta a alguns hábitos básicos que fazem toda a diferença nos cuidados com o cabelo. Afinal, algumas manias podem comprometer a saúde capilar.

Seja sincera: você cuida dos seus fios ou, por conta da rotina agitada, não dá tanta importância para a saúde capilar? Para ajudar a responder essa pergunta, a Senscience reuniu costumes que a maioria das mulheres tem e precisa abandonar urgentemente.

Além disso, ensinaremos como simples e boas atitudes do dia a dia transformarão as madeixas. Vamos lá?

6 piores coisas que você pode fazer com o seu cabelo e a sua saúde capilar

Manter o cuidado com os fios requer paciência. Mas existem algumas práticas enraizadas na forma como lidamos com eles que podem ser maléficas para a saúde capilar. Confira abaixo quais são e como mudá-las.

1. Abusar da chapinha, babyliss e secador sem proteção

Sabemos que chapinha, babyliss e secador podem ser seus amigos inseparáveis. Porém, antes de abusar do uso destes três itens, é preciso saber que, como qualquer coisa em excesso, eles atrapalham na missão de manter os fios saudáveis.

Não é proibido usar, claro! Mas é necessário que você tenha alguns cuidados antes de ligar os equipamentos. Secar o cabelo antes de passar a chapinha ou o babyliss, por exemplo, é fundamental para não quebrar os fios.

Outros pontos importantíssimos são:

  • utilize um protetor térmico com filtro UV para proteger a fibra capilar;
  • verifique se a chapinha está na temperatura média antes de colocar em contato com o cabelo e não passe dos 190ºC;
  • mantenha uma distância mínima de 10 cm entre o secador e os fios.

2. Lavar com água quente

Um banho aquecido é maravilhoso para relaxar, não é mesmo? Porém, você nunca deve lavar as madeixas com água muito quente, pois isso resseca as pontas e aumenta a oleosidade do couro cabeludo. As temperaturas morna ou fria são as ideais para manter os fios em dia.

Outra dica importante é: não torça o cabelo para retirar o excesso de água e nem friccione a toalha depois do banho. Você sabia que esses dois hábitos aparentemente inofensivos resultam em frizz e quebra capilar? Pois é!

3. Deixar de lado as hidratações quinzenais

Para manter o cabelo saudável e impecável, é importante que uma rotina de hidratação a cada 15 dias seja seguida à risca. Muitas mulheres não têm esse hábito por acharem que é caro e necessário ir até o cabeleireiro para aplicar o tratamento.

No entanto, é completamente possível fazer uma hidratação igual a de salão em casa. Os produtos da Senscience — como Inner Restore Intensif  e Inner Restore — oferecem resultados profissionais, com alta durabilidade para você realizar o procedimento em casa.

4. Utilizar elásticos errados para prender

Na correria do dia a dia, o elástico acaba sendo um dos maiores aliados para prender o cabelo, certo? Mas alguém já contou a você que, caso utilize de forma errada, ele será totalmente prejudicial às madeixas? Pois é, dependendo da força com que for colocado, ele pode quebrar os fios e dificilmente será possível recuperar o dano.

5. Não usar leave-in

Sol, praia, calor, natação, hidroginástica e… cabelos danificados! O maior erro é não proteger os fios na hora de curtir o verão ou realizar exercícios físicos na piscina. Por isso, é importante utilizar um leave-in de qualidade para manter as fibras capilares hidratadas.

O tratamento Moisture Lock, por exemplo, pode ser um ótimo aliado na hora de manter os cuidados com o cabelo. Com o complexo Vitalock-6 em sua composição, ele mantém as madeixas saudáveis, hidratadas, protegidas do calor e sete vezes mais resistentes à quebra.

6. Dormir com o cabelo molhado

Às vezes, por conta da correria diária, só sobra tempo para lavar o cabelo no fim do dia. E tudo bem, não há problema nisso.

O erro é você dormir com os fios molhados, pois, além deles ficarem mais frágeis, o seu couro cabeludo se tornará um ambiente úmido e quente. Ou seja, tudo o que os fungos e as bactérias gostam. O mesmo vale para toalhas molhadas na cabeça por muito tempo. Por isso, seque sempre as madeixas antes de deitar, combinado?

 

Bom, agora que você já conhece alguns dos maiores erros que pode cometer com a saúde capilar, comece a abandonar esses velhos costumes prejudiciais ao cabelo. Com uma dose extra de atenção e disciplina, você verá que é possível mantê-lo saudável, macio e brilhante sem muito esforço.

Gostou das nossas dicas sobre cabelo e saúde capilar? Então, aproveite para compartilhar esse post com as suas amigas e seguir as nossas redes sociais!

2 thoughts on “6 hábitos prejudiciais para o cabelo e a saúde capilar”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *